Friday, March 31, 2006

Novo formato da União

A partir de hoje a União ( www.auniao.com )passa a ter um formato um pouco diferente. Por um lado passamos a ter menos faixas cinzentas e a nossa fita vermelha da capa passa a ser um pouco mais estreita. Por outro lado, em vez de quatro colunas de texto passa a haver seis colunas um pouco mais estreitas.
Todas estas alterações são mais complicadas de adoptar do que se supõe. Por um lado é necessário adaptar o formato do jornal e, embora sejam pequenas as modificações, a verdade é que envolveram um trabalho responsável de desenho por parte do nosso técnico Bruno Moniz. Por outro lado foi necessário decidir sobre as várias alternativas de formato. Ou se deixava ficar como estava, ou se adoptava uma das várias soluções trazidas pelos técnicos: Manter o vermelho ou arriscar o magenta, o azul ou o verde? Mudar o tipo de letra ou manter aquela que estamos habituados a ver? A opção foi não alterar o tipo de letra nem a cor e apenas modificar o formato. No fundo pretendeu-se continuar a imagem que o jornal tem desde há quatro anos embora com alguma racionalização em termos de formato.
A vantagem da redução das faixas cinzentas está em conseguir mais relevância para o texto. Esperemos que essa nova forma traga uma maior atenção do leitor pelo conteúdo e que, da nossa parte, haja um melhor cuidado na preparação de textos com interesse e com qualidade. Para além disso o retirar das faixas faz crescer o espaço para a publicidade que, esperamos, seja totalmente aproveitado pelas empresas e entidades que anunciam os seus bens e serviços. Como sabem, ao fazerem-no, aumentam também a capacidade do jornal de informar melhor os leitores.
A vantagem da passagem de quatro para seis colunas tem a ver não só com a facilidade de leitura de blocos de texto um pouco mais estreitos mas também porque seis é um número mais divisível do que quatro, como há muito tempo sabem os utilizadores do sistema hexadecimal que nos ordena as horas e os minutos. Na verdade seis colunas podem transformar-se facilmente em três, duas ou uma, enquanto que as quatro colunas só admitem, com um mínimo de estética, a transformação em duas ou uma.
Há quem pense que a forma não condiciona o conteúdo mas não é assim. Uma boa sala de aula estimula a aprendizagem, uma boa apresentação favorece a interacção, e um jornal que vai tentando melhorar o seu formato também vai criando um espaço renovado para os leitores e para os escritores. Vamos a ver se respondemos ao desafio da forma? Temos outros para lançar!

1 Comments:

At 2:42 PM, Blogger Desambientado said...

Preocupações estéticas.

 

Post a Comment

<< Home